Fecitur/IGR toma posse no Conselho Estadual de Turismo com a missão de implementar o Plano do Turismo Verde em Minas
- comunicacao9532
- 14 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de fev.
A Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais - Fecitur/IGR tomou posse como entidade membro do Conselho Estadual de Turismo (gestão 2025-2026) no último dia 10 de fevereiro, em cerimônia realizada em Belo Horizonte, reafirmando seu compromisso em promover o turismo sustentável nas Instâncias de Governança Regionais do estado. Entre as novas responsabilidades da instituição, está a implantação do inovador Plano Diretor do Turismo Verde, lançado recentemente pelo Governo de Minas Gerais, que busca proteger as riquezas naturais e o patrimônio histórico e cultural do estado.

O plano foi construído pelas secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), junto com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com participação da Fecitur/IGR, que durante o processo liderou 15 oficinas voltadas à promoção do projeto. Os encontros reuniram participantes de 48 Instâncias de Governança Regionais (IGRs), 20 operadores turísticos nacionais, 42 receptivos mineiros e sete especialistas em turismo verde, impactando cerca de 370 municípios de Minas Gerais.
A implantação do Plano Diretor do Turismo Verde pela Fecitur/IGR segue um modelo estruturado e colaborativo, começando a nível nacional e se desdobrando até os municípios. Nos últimos dois anos, as oficinas realizadas pela Fecitur/IGR nos municípios destacaram o papel crucial das Instâncias de Governança Regional (IGRs) na absorção e aplicação do plano.
Este processo faz parte do sistema nacional, onde as diretrizes são traduzidas em planos regionais e, posteriormente, adaptadas para o âmbito municipal. Com a publicação do plano nacional, os esforços foram intensificados para que, até março de 2025, as IGRs e prefeituras tenham atualizado e alinhado seus planos locais, garantindo que as diretrizes sustentáveis permeiem todas as esferas do turismo estadual.
De acordo com a presidente da Fecitur/IGR, Teresa Lemos, a Federação tem um papel crucial para que o plano seja realmente efetivado no estado. "A participação da Fecitur/IGR na execução do Plano Diretor do Turismo Verde é fundamental, pois ele só poderá ser efetivamente implementado com a adesão e o comprometimento de toda a cadeia produtiva do turismo, que está profundamente inserida nas Instâncias de Governança Regionais (IGRs). Juntos, trabalharemos para fortalecer o turismo em Minas Gerais, promovendo práticas sustentáveis que beneficiem nossas comunidades e preservem nosso rico patrimônio natural e cultural."
O papel das prefeituras, especialmente em municípios menores, é vital para a concretização das diretrizes do plano. Muitas dessas cidades, com populações abaixo de 21 mil habitantes, enfrentam desafios relacionados à infraestrutura e capacitação de mão de obra. Nesse contexto, a Fecitur/IGR atua como um facilitador, colaborando estreitamente com as prefeituras para implementar estratégias que melhorem a infraestrutura turística local, como serviço de fornecimento de água e saneamento básico . Ao preparar os municípios para receber visitantes, a Fecitur/IGR busca garantir que o aumento do fluxo turístico ocorra de forma sustentável, respeitando a cultura local e minimizando impactos sociais.
Com essa nova etapa, a Fecitur/IGR reafirma seu papel vital na promoção de um turismo responsável e na construção de um futuro sustentável para Minas Gerais.
Komentar